Yang Wanming confirma interesse da China em aumentar investimentos no Brasil

  1. Início
  2. Notícias
  3. Yang Wanming confirma interesse da China em aumentar investimentos no Brasil

Yang Wanming confirma interesse da China em aumentar investimentos no Brasil


O embaixador da China no Brasil participa de mesa redonda no primeiro dia da Logistique Web Conference, dentro da programação da edição 2020 da Logistique – Feira e Congresso de Logística e Negócios Multimodais, de 4 a 6 de novembro

O Brasil é um importante parceiro econômico e comercial da China. O tigre asiático se mantém por 11 anos consecutivos na posição de maior parceiro comercial e maior importador do Brasil, que por sua vez, é o primeiro país da América Latina a ter um volume de comércio com a China acima dos US$ 100 bilhões. Dados estatísticos da Embaixada da China no Brasil mostram que entre janeiro e setembro deste ano, mesmo apesar dos impactos da pandemia, o comércio bilateral cresceu 6,2%. Isso demonstra que a parceria entre os dois países é altamente complementar e tem forte resiliência e vigor.

Na área de investimentos, a China é uma das principais fontes de capital estrangeiro no Brasil e vem aumentando rapidamente seus investimentos no país. Atualmente o país tem um aporte total de quase US$ 80 bilhões em uma ampla gama de setores como agricultura, mineração, infraestrutura, telecomunicações e manufatura. “E empresas chinesas têm demonstrado muito interesse em infraestrutura, agricultura, energia e outras áreas-chave para atração de investimentos no pós-pandemia e esperam participar de projetos específicos”, diz o embaixador chinês Brasil Yang Wanming.

O diplomata participa de mesa redonda na Logistique Web Conference, no dia 4 de novembro, tendo como anfitriã a especialista em relações internacionais Carolina Valente. Na pauta a cooperação entre a China e o Brasil e a parceria nas vertentes de comércio, investimentos e finanças. “A parceria econômica e comercial entre os dois países tem uma base sólida e crescimento continuo”, acrescenta Wanming. Ele destaca que os dois países têm suas próprias vantagens em recursos, tecnologia, capital e mercado. “Uma parceria altamente complementar e mutuamente benéfica traz resultados tangíveis para os dois povos”, complementa.

Otimismo

“Na era pós-pandemia, a nossa parceria econômica e comercial apresenta enorme potencial. A China vai estimular ainda mais a demanda no mercado doméstico e ampliar a abertura ao exterior. Está aberta, portanto, a mais produtos agrícolas brasileiros de qualidade e outros produtos com mais valor agregado”, afirma Wanming. Ao levar adiante a parceira em setores tradicionais, como petróleo e gás, energia elétrica, mineração e infraestrutura, segundo o diplomata, os dois países poderão expandir juntos a fronteira das cooperações para áreas como economia digital, energia limpa, agricultura inteligente, telemedicina, cidades inteligentes, telecomunicações 5G e big data, fomentando a atualização industrial e a transformação digital na China e no Brasil.

O otimismo de Wanming é justificado pelo bom relacionamento entre os dois países, que ao longo dos 46 anos, desde o estabelecimento das relações diplomáticas, a China e o Brasil consolidaram a confiança política mútua, obtiveram ricos frutos nas cooperações pragmáticas e mantiveram intercâmbios dinâmicos culturais e humanísticos. “Além disso, existe uma boa cooperação no âmbito do BRICS, G20 e ONU, com frequentes comunicações sobre os principais assuntos regionais e internacionais”, acrescenta.

Com relação a sua participação na Logistique Web Conference, carro chefe da edição 2020 da Logistique – Feira e Congresso de Logística e Negócios Multimodais, o embaixador chinês diz que a combinação de impactos da pandemia e do protecionismo desafia a economia mundial e traz incertezas em fatores externos à nossa parceria bilateral. “Neste contexto especial, o evento cria oportunidades para que empresas e associações setoriais dos dois países possam abordar a cooperação comercial e na logística durante e após a pandemia”, conclui. O evento acontece de 4 a 6 de novembro, no formato digital. As inscrições são gratuitas.

Serviço:

O que:
Logistique – Feira e Congresso de Logística e Negócios Multimodais
Data: 4 a 6 de novembro, das 13h às 20h
Informações: http://www.logistique.com.br 

Fonte: Logistique

Compartilhe este post