Notícia

Vice-presidente da Fetrancesc se reúne com lideranças do TRC, em Brasília

14/09/2021

Image title

Cumprindo agenda em Brasília, o vice-presidente da Fetrancesc, Dagnor Schneider, participou de um jantar, promovido pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), com diversas lideranças do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC), na última segunda-feira, 13 de setembro.

Na ocasião, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, explanou sobre o momento que o Brasil está passando, os projetos que tramitam e suas estratégias, o que já foi aprovado e os avanços que foram construídos.

Schneider aproveitou a oportunidade para tratar de um assunto de grande interesse do TRC, o projeto BR do Mar. “Representando no evento o presidente da Fetrancesc, Ari Rabaiolli, tive a oportunidade de conversar com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e uma das reivindicações que formalizamos foi o projeto BR do Mar, pois ele é determinante para o TRC em função dos projetos que temos, principalmente na questão de estruturação de uma operação contemplando a cabotagem com partida em SC para Pernambuco. Felizmente o projeto está na pauta de prioridades das tratativas do Senado. Foi um evento importante, uma aproximação do TRC junto ao presidente e, consequentemente, ao Senado”, ressaltou.

Image title

Desde setembro de 2020, a Fetrancesc trabalha em um estudo sobre cabotagem em SC. Desenvolvido pela Compass Logística, o levantamento já revelou que a cabotagem vem crescendo a uma taxa média anual de 10%, já no Brasil, a taxa média anual é de 12%. Além disso, mostrou que o potencial teórico de carga disponível para migrar do rodoviário para a cabotagem é 7000 contêineres por mês.

Também estiveram no encontro os presidentes das federações de todo o país, o presidente da CNT, Vander Costa, o senador Davi Alcolumbre, entre outras lideranças do setor.