Túneis Morro Agudo e Formigão também já recebem trabalhos de manutenção

  1. Início
  2. Notícias
  3. Túneis Morro Agudo e Formigão também já recebem trabalhos de manutenção

Túneis Morro Agudo e Formigão também já recebem trabalhos de manutenção

Juntamente com os serviços de recuperação da BR-101, trecho entre Palhoça e Passo de Torres, a CCR ViaCosteira, já realiza a manutenção dos túneis Morro Agudo (km 257), em Paulo Lopes, e Morro do Formigão (km 338), em Tubarão. As operações foram assumidas pela concessionária em agosto e a manutenção acontece através dos serviços de limpeza dos locais, substituição de placas, revitalização de toda a sinalização vertical e horizontal, conserto dos sistemas de iluminação e renovação das tecnologias envolvidas nos processos.

Os túneis contam com uma série de tecnologias embarcadas que garantem maior segurança para os usuários. O Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária controla remotamente uma série de equipamentos de segurança, como o sistema de ventilação, placas eletrônicas de mensagens variáveis e telefones de emergência, por exemplo.

Os dois túneis já contam com um moderno sistema de detecção automática de incidentes, através de monitoramento de câmeras 24 horas por dia, que informa o CCO em caso de qualquer ocorrência anormal, como acidentes, carros parados ou até mesmo pedestres na via. O alerta chega imediatamente na tela dos operadores, que podem acionar com rapidez as equipes de socorro mais próximas do local. Atualmente, mais de 40 pessoas revezam-se dia e noite para acompanhamento de toda a movimentação e fluxo dos locais.

A partir de fevereiro de 2021, conforme contrato de concessão, esse atendimento imediato de socorro ao usuário, passa a ser de responsabilidade da CCR, que acionará a viatura mais próxima para garantir celeridade no processo, garantindo, também, mais segurança e conforto a quem necessitar trafegar pelo trecho. Isso por quê, a partir dessa data (fevereiro de 2021), inicia a prestação dos serviços médico, mecânico e inspeção permanente de tráfego. Serão 17 veículos operacionais voltados aos atendimentos (6 ambulâncias, 5 Guinchos e 6 viaturas de inspeção). Os usuários do trecho também contarão com seis bases de atendimento, sendo que quatro delas estão sendo construídas e as duas existentes já foram recuperadas.

Obras na pista

Desde que iniciou a operação, a CCR ViaCosteira vem realizando trabalhos de melhorias como recuperação e restauração de pista, limpeza da área da faixa de domínio e sinalizações.

Todos estes trabalhos acontecem a fim de restabelecer as condições de trafegabilidade e segurança de todo o trecho. Homens e máquinas com a rodovia funcionando em meia pista será um cenário constante ainda nos próximos meses.

Portanto, a CCR ViaCosteira reforça o pedido de atenção aos motoristas que utilizam a rodovia em seus deslocamentos diários, especialmente em locais com sinalizações indicando os segmentos em obras. Ao primeiro sinal, devem reduzir a velocidade.

Fonte: CCR ViaCosteira

Compartilhe este post