Transporte de cargas no Brasil deve registrar maior movimentação da história

  1. Início
  2. Notícias
  3. Transporte de cargas no Brasil deve registrar maior movimentação da história

Transporte de cargas no Brasil deve registrar maior movimentação da história

Fonte: Atlascompany/Freepick

O transporte de cargas no Brasil deve registrar um novo recorde em 2022 e ser o maior da história, superando os números do ano passado. Em 2021, foram movimentadas 1,9 trilhão de TKUs — unidade que combina toneladas com quilômetros percorridos — o que representa um aumento de quase 10% em relação ao ano anterior.

Esse transporte gerou um custo de mais de R$ 1 trilhão, 16% superior ao verificado em 2020. O transporte rodoviário (60%), ferroviário (20%) e aquaviário (14%) foram os maiores responsáveis pelo movimento de mercadorias.

Os dados são de um estudo inédito do Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos) divulgado pelo jornal Valor Econômico. O levantamento leva em consideração o movimento de mercadorias com origem e destino no país, somando todos os modais.

Em 2022, o transporte deve crescer até 4%

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística também registrou em 2021 um crescimento do setor de transportes de 11,4%, ou seja, acima da expansão do Produto Interno Bruto (PIB) do país, que foi de 4,6%.

Para 2022, a estimativa do mercado, segundo o último balanço do Banco Central, é de uma expansão do PIB brasileiro de 1,9%. De acordo com o Ilos, se essa previsão se confirmar, a demanda por serviços logísticos crescerá entre 3% e 4%.

Essa expansão está ancorada em três fatores principais:

1) o bom desempenho do agronegócio;

2) o avanço das fronteiras agrícolas;

3) o crescimento do e-commerce.

O universo das operadoras logísticas, empresas que realizam transporte em um ou mais modais, armazenagem e gestão de estoques, soma aproximadamente mil companhias no Brasil, que juntas faturaram R$ 166 bilhões em 2021, segundo a Associação Brasileira de Operadores Logísticos.

Fonte: Revista Oeste

Compartilhe este post