Sistema CNT assina acordo de cooperação com Ministério da Infraestrutura

  1. Início
  2. Notícias
  3. Sistema CNT assina acordo de cooperação com Ministério da Infraestrutura

Sistema CNT assina acordo de cooperação com Ministério da Infraestrutura

O Sistema CNT e o Ministério da Infraestrutura firmaram, nesta quinta-feira, 15 de junho, um acordo de cooperação técnica com objetivo de estimular o desenvolvimento de uma política nacional integrada que contribua para o desenvolvimento do setor de transporte. Pelos termos do acordo, espera-se a melhoria do planejamento de transportes, da segurança no trânsito e o aprimoramento da educação para a cidadania no trânsito, da mobilidade e da efetividade do transporte de cargas e de passageiros no país.

As ações desenvolvidas beneficiarão os condutores de veículos, os transportadores e a sociedade como um todo pela melhoria da qualidade dos serviços. O acordo prevê o desenvolvimento de ações educativas e a estruturação de cursos de formação, de capacitação e de reciclagem para o setor transportador; a participação de campanhas e projetos nacionais sobre os temas; a realização de ações nacionais e atendimentos voltados à saúde e à qualidade de vida do trabalhador do transporte, entre outras iniciativas.

De acordo com o presidente do Sistema CNT, Vander Costa, o acordo representa um importante passo para o fortalecimento e a valorização do setor de transporte e logística brasileiro, que, nos últimos anos, mostrou o quão é essencial para o perfeito funcionamento de todos os setores da nossa sociedade. “Com a experiência de décadas, produzindo informação e conhecimento e realizando projetos voltados a apoiar a gestão dos negócios, a capacitação dos profissionais e o desenvolvimento da atividade transportadora no país, temos muito a contribuir com os planos e políticas necessários para elevar a eficiência do transporte e a competitividade do Brasil no cenário mundial.”

O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, reforçou que a parceria com a CNT e o SEST SENAT contribuirão para a formulação de políticas públicas capazes de garantir à atividade transportadora o devido valor que ela tem. “A sociedade hoje reconhece o qual essencial é o transporte e nós trabalhamos para permitir o pleno desenvolvimento dele”, afirmou. O ministro também destacou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pela CNT e pelo SEST SENAT seja no levantamento de dados e trabalhos técnicos, seja na atenção dada aos profissionais.

A assinatura do acordo propiciará ainda o aperfeiçoamento de processos, normativos e marcos regulatórios; fortalecerá a articulação institucional com os atores do setor; subsidiará o planejamento integrado do setor transportes e; contribuirá para melhoria da qualidade da infraestrutura de transportes. O acordo tem vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado por até 60 meses e não envolve transferência de recursos entre as partes.

Fonte: CNT 

Compartilhe este post