Retenção de motoristas é tema de última palestra do Projeto Fetrancesc em 2020

  1. Início
  2. Notícias
  3. Retenção de motoristas é tema de última palestra do Projeto Fetrancesc em 2020

Retenção de motoristas é tema de última palestra do Projeto Fetrancesc em 2020

Empresários, RHs, gestores de frotas e demais profissionais ligados à área de transporte de Santa Catarina participaram, por videoconferência, da palestra com tema “Recrutar, selecionar, treinar, contratar, remunerar e reter motoristas”, dirigida pelo professor universitário e consultor do segmento, Carlos Augusto Silveira, na tarde desta quarta-feira, 18 de novembro.

Na abertura do último encontro de RH’s de 2020, a relações institucionais da Fetrancesc, Marcia Calderolli, recitou um poema. “Procuro semear otimismo e plantar sementes de paz e justiça. Digo o que penso, com esperança. Penso no que faço, com fé. Faço o que devo fazer, com amor. Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende. Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir”.

Marcia salientou ainda que, apesar das incertezas que a Covid-19 trouxe, o Sistema Fetrancesc não mediu esforços em busca de benefícios ao TRC. “Tivemos um ano muito difícil, mas nos empenhamos em fazer o melhor para as empresas de transporte. O presidente Ari tem buscado sempre a reinvenção, profissionalização das nossas entidades sindicais, unindo todo o setor e levando informações aos transportadores”.

O presidente da Fetrancesc, Ari Rabaiolli, agradeceu a presença dos mais de 60 participantes e ressaltou o objetivo do evento. “Quero agradecer e parabenizar a presença de cada um de vocês pela iniciativa de estarem participando desse treinamento. Nosso objetivo com esses eventos é saber quais são as necessidades das empresas. Hoje, um grande desafio para nós todos do segmento é reter motoristas. Temos uma legislação trabalhista a cumprir. Por isso, devemos pensar seriamente em construirmos juntos uma nova legislação específica para o Transporte Rodoviário de Cargas”, comentou.

Para o ministrante do curso, professor Carlos, a abordagem do tema é fundamental para as empresas de transporte reterem seus colaboradores. “Fui treinado na vida empresarial para buscar duas palavras-chave mágicas para quem está investindo em transporte que é rentabilidade e lucratividade. Contudo, aqui dentro desse tema temos uma abordagem mecanicista, econômica, humanista, então tem todo um aparato por trás cuidando dessas questões. A abordagem desse tema é muito importante nas empresas. O segredo é aprendermos a gostar das pessoas no sentido de sentir falta dos colaboradores e de valorizar a função de cada um dentro da empresa”.

Entre os assuntos abordados no evento que integra o “Projeto Fetrancesc: Empresas em Aperfeiçoamento Profissional”, destacam-se também: gestão; produção; circulação; cliente; ambiente hostil; negociação; programação; operação; anomalias nas empresas do TRC; lucratividade; rentabilidade; perfil de uma viagem no TRC; técnicas de recrutamento; fonte de recursos; cargos e salários.

Na oportunidade, alguns benefícios que os parceiros da Fetrancesc Digital oferecem exclusivamente aos associados dos sindicatos foram apresentados aos transportadores. O gerente geral de vendas na Scherer, Juliano Neves, apontou algumas vantagens. “Temos pronta entrega de produtos, com mais 100 mil de itens em estoque, frota com mais de 500 veículos fazendo entregas todos os dias nos três Estados do Sul, 14 lojas em Santa Catarina com toda infraestrutura necessária para atender vocês e mais de 400 vendedores”.

Especializada em Segurança Cibernética, a Max Protection esteve presente na ocasião representada pela consultora Danielle Dusi, que pontuou de que forma a empresa atua. “A Max Protection é uma empresa que trabalha na segurança da informação. Estamos em um momento cada vez mais virtual, onde todos os nossos dados estão nesse meio e trabalhamos para proteger esses dados. Então é isso que a gente vem trazer para os parceiros, um olhar para esse mundo virtual onde estão acontecendo os ataques e encontram-se as fragilidades das empresas.”

O Projeto Fetrancesc: Empresas em Aperfeiçoamento Profissional faz parte da série de benefícios e produtos diferenciados oferecidos pela Fetrancesc Digital, a plataforma de negócios lançada pela entidade para as empresas do TRC/SC.

Vale ressaltar que, nos cursos do Projeto Fetrancesc, as empresas reúnem os mais diversos colaboradores do setor do Transporte Rodoviário de Cargas para assistir, isso quer dizer que, entre esses mais de 60 participantes, se somam muito mais.

Compartilhe este post