Notícia

Pagamentos do RNTRC já podem ser feitos com Pix

10/01/2022

Image title



Desde o dia 6 de janeiro, o Sistema Integrado de Transporte de Cargas (Sitcarga) conta com uma nova forma de pagamento para o Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC): o Pix.

O pagamento via Pix possibilita que o valor pago fique disponível quase que instantaneamente na conta do transportador. Entre os serviços que contam com esse tipo de pagamento, destacam-se: inclusão de veículo automotor, inclusão de implemento e recadastro.

Pix Integrado ao Boleto > No momento da emissão de um boleto, seja ele emitido pela funcionalidade de Emissão de Boletos ou pela finalização de um pedido, será disponibilizado no mesmo documento o QRCode Pix. Para efetuar o pagamento utilizando o QRCode Pix, basta abrir o aplicativo do seu banco e efetuar a leitura do código.

  • Após a leitura, preste muita atenção nos seguintes pontos antes de efetuar o pagamento:
  • Confira se valor que será mostrado pelo seu banco é o valor correto que consta no documento; A cobrança estará sempre em nome de Evo Serviços Financeiros LTDA., CNPJ 20.919.777/0001-61.
  • Estando tudo correto, após o pagamento, o valor ficará disponível para utilização em sua conta SITCARGA em até 30 segundos.

Pix na Finalização de Pedidos > Ao finalizar um pedido, não havendo saldo suficiente na conta do transportador, na janela onde são mostradas as opções disponíveis para o transportador gerar um novo pagamento, aparecerá a nova opção Pagar com Pix. Selecione essa opção, preencha o e-mail correto do transportador e clique no botão Gerar Código Pix. Neste momento, será gerado um QRCode Pix diretamente na tela do computador. Abaixo do QRCode gerado, existe a opção Pix Cópia e Cola, que copia para a sua área de transferência o código Pix em forma de texto para que você cole diretamente no campo relativo a essa opção em seu Internet Banking.

  • Como o pagamento usando o Pix é praticamente instantâneo, você pode clicar na opção Verificar Pagamento para o sistema atualizar em tempo real a situação do pagamento, permitindo finalizar o pedido quando o saldo já estiver disponível na conta do transportador.

Consulta de Pagamentos > Na Consulta de Pagamentos, ao consultar pelo CPF/CNPJ do transportador, será exibida uma tabela com todos os pagamentos já gerados para o transportador. Na primeira coluna – Forma de Pagamento – serão exibidas três opções:

  • Boleto – quando o meio de pagamento gerado/pago for um boleto;
  • Pix (via boleto) – quando o pagamento tiver sido realizado por um PIX que estava atrelado a um boleto; ou
  • Pix – quando o meio de pagamento gerado/pago tiver sido um PIX na finalização do pedido.

Detalhes do Pix para o Transportador > Ao gerar um novo pagamento de Pix na finalização de um pedido, o transportador recebe um e-mail com os dados do pagamento gerado. Neste e-mail, ele consegue acessar uma tela no sistema Sitcarga com todos os detalhes do Pix, sendo possível pagar tanto pela leitura do QRCode, quanto pelo Pix Cópia e Cola, sem a necessidade de possuir login no sistema.

Fonte: Setcergs