O grupo pela causa: Dia da Consciência Negra

  1. Início
  2. Notícias
  3. O grupo pela causa: Dia da Consciência Negra

O grupo pela causa: Dia da Consciência Negra

O dia 20 de novembro é reconhecido nacionalmente como o Dia da Consciência Negra e, este ano, a data ganhou forças no Grupo Coopercarga. De 16 a 19 de novembro, tiveram diversas ações com o objetivo de levantar reflexões e empatia sobre o tema.

Entendendo o contexto:

No contexto histórico, as celebrações do 20 de novembro surgiram na segunda metade dos anos 1970, no âmbito das lutas dos movimentos sociais contra o racismo. O dia homenageia o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, símbolo da resistência negra no Brasil, morto em uma emboscada pelas tropas coloniais brasileiras, no ano de 1695, após sucessivos ataques ao Quilombo de Palmares. Zumbi teve sua cabeça exibida em praça pública.

Mesmo após tantos anos de luta, o racismo ainda é comum em pleno século 21 e deve ser combatido, principalmente, com educação.

Nossas ações:

Nas redes sociais, geraram interações com o público, os questionando sobre questões culturais e principalmente reflexões do dia a dia.

Uma compilação dos dados, mostrou que, entre seguidores:

– 57% nunca tiveram um líder preto;
– 18% nunca tiveram um professor preto;
– 68% já vivenciaram uma cena de racismo;
– 67% já utilizaram termos pejorativos e racistas mesmo sem perceber.

“Estamos em constante evolução e de alguns anos para cá, temas como diversidade e inclusão passaram a fazer parte de nosso dia a dia e de nossos valores. Para nós, o respeito também é uma forma de entregar sucesso. Em 2021, um novo setor integrou a Coopercarga para enfatizar ainda mais nossa preocupação e ações a respeito da sustentabilidade. O ESG, que em tradução significa Governança Ambiental, Social e Corporativa, é o setor responsável por fortalecer os três pilares em nossa cultura e principalmente, mostrar que um ambiente corporativo é formado por pessoas, que indiferente de gêneros, crenças, raças e ideias, devem ser respeitadas”, destacaram.

Para finalizar a semana e levantar discussões a respeito do racismo, ocorreu um Papo de Teams, projeto interno que reuniu colaboradores em uma roda de conversa. Não é a primeira vez que a Coopercarga realiza debates sobre temas importantes, confira clicando aqui.

Neste papo comandado pelo gerente de marketing, inovação e ESG, Felipe Sobrinho, outros colaboradores que já sentiram na pele as dificuldades e diferenças sociais por serem pretos puderam compartilhar suas vivências.

Felipe ressaltou que: “Não podemos esconder o que acontece dentro das paredes de um escritório, de uma casa, de uma loja. Os olhares revelam os pensamentos e julgamentos. Nenhum tipo de racismo e violência pode ser tolerado. Somos diversos, somos plurais e somos muitos”. E complementando o tema, Fabiano Varjão menciona que “com punhos serrados mostramos a nossa unidade. A luta é árdua e temos que vencer pela educação e resiliência. Viva a liberdade conquistada, viva a consciência negra.”

Com presença recorde, tiveram diversos colaboradores participando do debate e refletindo para que possam educar hoje ou em um futuro próximo, seus filhos, pais, avós, colegas e todos que os cercam que racismo é crime.

Fonte: Coopercarga

Compartilhe este post