Notícias junho 2019 Programação de alta qualidade amplia abrangência da Logistique 2019

  1. Início
  2. Notícias
  3. Notícias junho 2019 Programação de alta qualidade amplia abrangência da Logistique 2019

Notícias junho 2019 Programação de alta qualidade amplia abrangência da Logistique 2019

errada na sexta-feira à noite, em Bento Gonçalves, com a entrega dos prêmios do Programa Transportadora da Vida, a 21ª edição da Feira e Congresso Transposul deve superar as expectativas iniciais de negócios da organização, que era na ordem de R$ 250 milhões. Da mesma forma, a visitação surpreendeu, passando de 14 mil profissionais, incremento de quase 20% sobre a edição anterior.

Os números positivos são atribuídos ao sentimento de otimismo no setor, que teve, em 2018, um de seus piores momentos com a greve dos caminhoneiros, em maio. O novo presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística do Rio Grande do Sul (Setcergs) João Jorge Couto da Silva, destacou a expectativa das empresas em um mercado crescente.

“Temos certeza que faltará caminhões se o PIB subir 2% ou 3%”, afirmou. Mas alertou que este cenário somente se concretizará se reformas, como a previdenciária e a tributária, forem aprovadas. Couto também destacou a presença significativa de jovens empresários no evento, o que deve dar nova dinâmica à atividade.

Durante painel de debates realizado na programação do congresso, o diretor executivo da Confederação Nacional do Transporte, Bruno Batista, ressaltou que o desempenho do setor também está relacionado à eficiência da gestão e à qualidade da oferta de infraestrutura viária e de terminais e de veículos. “Ineficiências acarretam impactos negativos em toda a cadeia de transporte e elevam o chamado Custo Brasil”. Segundo o diretor, em 2016, os custos com logística no País chegaram a 12,3% do PIB, sendo que, desse total, 55% estão relacionados ao transporte.

Ele alertou que esse cenário não deve se alterar no curto prazo tendo em vista o baixo investimento governamental em infraestrutura de transporte (0,16% do PIB em 2018). “A solução passa pelo investimento privado, mas o planejamento é falho e falta visão sistêmica”, assinalou. Nesse sentido, Bruno Batista declarou que o setor de transporte precisa resolver os problemas do passado para se preparar para o presente e futuro.

Também chamou a atenção dos organizadores da TranspoSul a procura por espaços de exposição para a edição de 2020. A estimativa é que 80% da próxima feira, que volta a ser realizada em Porto Alegre, dentro da proposta de ser itinerante, já estão reservados ou com contratos fechados. A feira reuniu mais de 100 expositores, divididos entre fabricantes de caminhões, pneus, distribuidores de combustíveis e fornecedores do ramo de implementos rodoviários, além de sistemas, equipamentos e serviços voltados à logística e à multimodalidade.

Prêmio reconhece empresas com foco em segurança – O Programa Transportadora da Vida, uma iniciativa do Setcergs e do Detran-RS premiou três empresas neste ano. A primeira colocada foi a Ritmo Logística, de Curitiba; seguida por Scapini Transporte e Logística, de Lajeado; e HB Transporte e Logística, de Estrela.

“O propósito do programa é preservar a vida, ela é o nosso bem mais precioso, é a essência e a razão do profissional transportador existir. A meta é que se reduza cada vez mais o número de vítimas no trânsito”, salientou José Antônio Cincos Júnior, diretor do Setcergs.

O diretor técnico do Detran-RS, Fábio Pinheiro do Santos, vê no programa uma oportunidade de reconhecer quem se preocupa, não só consigo mesmo, mas com todos. “Mais que uma iniciativa de cunho social, o programa também preza pela qualidade no transporte de cargas no Rio Grande do Sul. O nível de preocupação com aspectos técnicos de segurança, gestão e de educação para o trânsito demonstrados pelas empresas participantes, alavancam a imagem delas à um nível superior”, salientou. O programa é a única certificação de qualidade em educação e segurança no trânsito no Brasil.

A Ritmo Logística ainda recebeu premiação com melhor desempenho na redução de autuações por excesso de velocidade, tema desta edição do programa. Certificado relativo à edição anterior foi entregue à Scapini Transporte e Logística por ter sido a única empresa da 12ª edição do programa a ter atendido 100% dos itens do check list.

Jornal do Comércio

Compartilhe este post