NOTA OFICIAL DA FETRANCESC: Impeachment do Governador Carlos Moisés

  1. Início
  2. Notícias
  3. NOTA OFICIAL DA FETRANCESC: Impeachment do Governador Carlos Moisés

NOTA OFICIAL DA FETRANCESC: Impeachment do Governador Carlos Moisés

Impeachment, em seu conceito estrito, significa a destituição, mediante decisão do Poder Legislativo, do ocupante de cargo governamental, sendo este suspeito ou acusado de praticar atos graves, contrários aos deveres funcionais. Na prática, contudo, ter um chefe de Estado impeachmado implica em perdas para toda a sociedade.

É inegável que o processo ao qual todos os catarinenses foram submetidos acarretará em danos inestimáveis no âmbito social, econômico e, principalmente, político.

A continuidade do processo contra o Governador, Carlos Moisés, reflete a falta de traquejo político de sua gestão para o relacionamento com o Poder Legislativo, sobretudo com o setor econômico – bem relacionado com o Parlamento.

Por outro lado, a gestão foi responsável por diversas ações na gestão, passando de R$ 1,2 bilhões de déficit em 2018 para R$ 161 milhões de superávit em 2019, além de articulações, de forma marcante por meio do seu secretariado, para o desenvolvimento socioeconômico sustentável, da segurança pública e, especialmente em 2020, da estrutura da saúde.

A manutenção da vice-governadora, Daniela Reinehr, por, pelo menos, 180 dias, até que seja findo o julgamento de Moisés, esperança aos cidadãos de Santa Catarina a manutenção de alguns bons e capacitados Secretários, tão importantes para a concretização de tamanhos e importantes resultados.

Ao final desse período, independente de resultados, o desejo comum é um só: que, efetivamente, a justiça se cumpra e o nosso Estado tome os rumos esperados da decisão das Eleições de 2018.

Ari Rabaiolli
Presidente da Fetrancesc

Compartilhe este post