Na Alesc, Cofem dialoga sobre veto ao fim do voto de minerva no TAT

  1. Início
  2. Notícias
  3. Na Alesc, Cofem dialoga sobre veto ao fim do voto de minerva no TAT

Na Alesc, Cofem dialoga sobre veto ao fim do voto de minerva no TAT

O Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (Cofem) reuniu-se com o presidente da Assembleia Legislativa (Alesc), o deputado Moacir Sopelsa, e defendeu que o parlamento derrube o veto do governador Carlos Moisés da Silva ao projeto de lei que extingue o voto de minerva no Tribunal Administrativo Tributário – o TAT. O setor empresarial solicitou que se mantenha a proposta (PLC 8/2020) aprovada, por unanimidade, pelos deputados em maio, em que prevalece a interpretação mais justa ao contribuinte.

Para o setor produtivo, o projeto que extingue o voto de desempate no TAT representa um avanço importante para os contribuintes e equipara a legislação estadual à federal. Em 2020, o Senado Federal aprovou, também por unanimidade, a MP do Contribuinte Legal, que, entre outras medidas, extinguiu o voto de minerva (desempate) no âmbito do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

No encontro, os representantes do Cofem ressaltaram ainda a importância do fortalecimento do diálogo, buscando um ambiente de negócios mais favorável aos investimentos. Também defenderam a ampliação do prazo das Certidões Negativas de Débitos (CNDs) de 60 para 180 dias, conforme projeto aprovado pela Alesc, mas também vetado pelo governo.

Sopelsa informou que o veto vai ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alesc e, no momento em que estiver liberado pela comissão, será levado ao plenário da casa. Ele se colocou à disposição para dialogar com o governo do Estado e buscar a construção de um entendimento conjunto. Também participaram do encontro os deputados Nilso Berlanda e Milton Hobus, autor do projeto (PLC 8/2020).

O Cofem é composto pelas Federações das Indústrias (Fiesc), do Comércio (Fecomércio), da Agricultura (Faesc), dos Transportes (Fetrancesc), das Associações Empresariais (Facisc), das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), das Micro e Pequenas Empresas (Fampesc), além do Sebrae-SC.

Fonte: Fiesc

Compartilhe este post