Logistique discute “Reforma Tributária” em webinar

  1. Início
  2. Notícias
  3. Logistique discute “Reforma Tributária” em webinar

Logistique discute “Reforma Tributária” em webinar

A primeira parte da proposta de reforma tributária encaminhada pelo governo ao Congresso para simplificar e reorganizar o complexo sistema tributário brasileiro, prevê a unificação do PIS e da Cofins e a criação de um novo tributo sobre valor agregado, restrito à arrecadação federal. A ideia é que a Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços (CBS) incida apenas sobre a receita bruta do faturamento empresarial, e não pelo cálculo da receita total, como ocorre atualmente com o PIS/ Cofins.

O CBS terá alíquota única de 12% para as empresas em geral, unificando o modelo de tributação entre diferentes setores. Vai ainda excluir benefícios e eliminar mais de uma centena de situações de alíquota zero de PIS/Cofins.

Economistas e empresários alertam que diversos setores e empresas podem vir a pagar mais tributos com a criação da CBS, mas reconhecem ganhos de simplificação e transparência. No entanto, temas mais complexos, como a inclusão de tributos estaduais nesse imposto único, mudanças no Imposto de Renda e alteração da carga tributária, devem ficar para uma segunda fase, ainda sem data para ser enviada ao Congresso. Muitos setores estão preocupados com o que pode vir por aí.

Para trazer uma maior compreensão sobre a tão falada Reforma Tributária, o projeto Conexão Logistique realiza, em parceria com o Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Santa Catarina (Fetrancesc) e Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e de Operações Logísticas de Joinville (Setracajo), o webinar “Setores Produtivos e a Reforma Tributária”, às 10h do dia 10 de setembro, próxima quinta-feira.

A transmissão será feita através do canal da Logistique no YouTube.

Fonte: Feira Logistique

Compartilhe este post