Fetrancesc se manifesta contrária ao lockdown de 14 dias

  1. Início
  2. Notícias
  3. Fetrancesc se manifesta contrária ao lockdown de 14 dias

Fetrancesc se manifesta contrária ao lockdown de 14 dias

Fazer lockdown aos finais de semana é considerado, sim, um ato responsável. É durante este período em que ocorrem efetivamente as aglomerações e consequentemente as contaminações. É quando famílias e amigos se reúnem que acabam por transferir a Covid-19 em grande escala, que, por sua vez, contamina muitas outras pessoas da convivência daquelas.

Não se pode atribuir a responsabilidade total ao ambiente de trabalho como sendo nele unicamente que ocorrem as contaminações. Não se tem estatística comprovada e acreditamos que com a adoção das medidas sanitárias, quando isto acontece, representa o menor percentual. Isto porque as empresas adotaram e mantiveram todos os protocolos de segurança para garantir a saúde e o bem-estar dos seus colaboradores.

Decretar fechamento total das atividades por 14 dias é ato irresponsável e vai gerar fechamento de empresas, desemprego, fome, miséria, desabastecimento e diversas outras situações deste efeito cascata.

Por estas razões, o Sistema Fetrancesc manifesta sua contrariedade ao fechamento total das atividades por 14 dias, conforme recomendado por medida extrajudicial pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Defensoria Pública da União (DPU) e Defensoria Pública Estadual (DPE-SC) ao Governo do Estado.

Inclusive, recomenda-se que os órgãos citados acima tragam ao conhecimento da sociedade se os municípios, que hoje fazem lockdown, realizaram os investimentos necessários em saúde para combate a pandemia com os recursos vindos dos Governos Federal e Estaduais.

Manifesta, principalmente, que a contaminação não vem só de quem trabalha, aliás quem trabalha gera economia para o custeio das atividades do estado. Creditamos o maior contágio ao convívio social indiscriminado e irresponsável. Os profissionais das estradas, que garantiram o abastecimento total da população em todos os momentos da pandemia, tiveram pouquíssimos casos de contaminação entre si.

Acima de tudo, o Sistema Fetrancesc é solidário com as mais de 250 mil vidas perdidas pela Covid-19 no Brasil e mais de sete mil no Estado, bem como seus familiares e amigos.

Porque o transporte move o Brasil. O transporte move Santa Catarina. #fiqueemcasasenaoestivertrabalhando

Compartilhe este post