Curso de Diretores e Secretários executivos da Fetrancesc aborda aspectos da escrita e mudanças ortográficas

  1. Início
  2. Notícias
  3. Curso de Diretores e Secretários executivos da Fetrancesc aborda aspectos da escrita e mudanças ortográficas

Curso de Diretores e Secretários executivos da Fetrancesc aborda aspectos da escrita e mudanças ortográficas

Diretores e secretários executivos da Fetrancesc aprimoraram seus conhecimentos ortográficos durante capacitação on-line realizada na manhã desta terça-feira, 4 de maio.

Ministrada pelo professor do SEST SENAT Florianópolis formado em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Rodrigo de Oliveira Campos, essa foi a primeira aula do curso “Os Principais Aspectos da Escrita e Mudanças Ortográficas”.

Entre os principais temas abordados, destacam-se: ortografia oficial; uso do hífen; acentuação gráfica; parônimos e palavras que geram dúvidas na escrita e principais casos de uso da vírgula.

Na oportunidade, Campos deu algumas dicas para quem tem dificuldades com as normas da língua portuguesa. “Primeiro, leia bastante. É importante adotar um livro de cabeceira, que seja do seu interesse e, por favor, não passe um dia sem abri-lo, nem que seja para ler poucas páginas. A leitura é fundamental no processo de desenvolvimento da ortografia. Você precisa escrever melhor? Então precisa ser um bom leitor. Segundo, domine a norma culta da língua portuguesa e estude a nova ortografia, porque é imprescindível você estudar a norma culta, bem como as novas regras ortográficas que já estão vigentes no Brasil desde 2016. Terceiro, e também muito importante, pratique a escrita. Você melhora sensivelmente a ortografia quando você pratica a mecânica da escrita, então separe um tempo para praticar. Essas são as dicas fundamentais para que você desenvolva a sua ortografia”, destacou.

Para a diretora executiva do Setram, Giliane Ramos Mendonça, que foi uma das participantes do curso, a aula foi de muito proveito. “Gostei muito da dinâmica do professor. Penso que toda capacitação é válida, principalmente no que se refere a nossa linguagem e comunicação. Sem sombra de dúvidas, excelente capacitação”, comentou.

Compartilhe este post