ANTT publica novos valores na tabela do frete mínimo

  1. Início
  2. Notícias
  3. ANTT publica novos valores na tabela do frete mínimo

ANTT publica novos valores na tabela do frete mínimo

A Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) publicou na última sexta-feira, 18 de janeiro, uma atualização da tabela com os pisos mínimos de frete. A Lei 13.703, de 2018, que instituiu a Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas, prevê que uma nova tabela com frete mínimo deve ser publicada quando houver oscilação superior a 10% no preço do óleo diesel no mercado nacional. De acordo com a lei, a publicação da nova tabela tem que ser feita até os dias 20 de janeiro e 20 de julho de cada ano, ficando os valores válidos para o semestre.

A política do frete mínimo foi uma das reivindicações dos caminhoneiros que paralisaram as estradas de todo o país em maio do ano passado. A lei especifica que os pisos mínimos de frete deverão refletir os custos operacionais totais do transporte, definidos e divulgados nos termos da ANTT, com priorização dos custos referentes ao óleo diesel e aos pedágios.

De acordo com a legislação, a tabela deve trazer os pisos mínimos referentes ao quilômetro rodado por eixo carregado, consideradas as distâncias e as especificidades das cargas, bem como planilha de cálculos utilizada para a obtenção dos pisos mínimos.

Em nota, a ANTT divulgou ainda que os valores serão ajustados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado no período e serão publicados pela agência. Também de acordo com o documento, a ANTT anunciou que para “obter maior suporte ao desenvolvimento das atividades mencionadas, a ANTT contratou a Escola Superior de Estudos Agrários Luiz de Queiroz – ESALQ / Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz – FEALQ, entidade vinculada a Universidade de São Paulo – USP e com experiência em estudos relacionados ao frete rodoviário.”

Confira a nota na íntegra

Veja a atualização da Tabela de Frete

Com informações da EBC Brasil

Compartilhe este post