CNT reclama de alta da taxa de juros em programas do BNDES

  1. Início
  2. Notícias
  3. CNT reclama de alta da taxa de juros em programas do BNDES

CNT reclama de alta da taxa de juros em programas do BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) elevou as taxas de juros e reduziu a parcela financiável de bens do PSI (Programa de Sustentação de Investimentos) e do Procaminhoneiro (Programa BNDES de Financiamento a Caminhoneiros). Os dois são programas de concessão de crédito que beneficiam empresas de transporte etransportadoresindividuais.

Leia também
Transportadores de cargas pedem novos investimentos em infraestrutura 
Aumento do PIS/Cofins corrige distorções entre exportação e importação, afirma dirigente da AEB

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) enxerga com preocupação as novas regras para o futuro dos investimentos no setor. Dadas as perspectivas de queda de atividade econômica e as já conhecidas dificuldades burocráticas do BNDES, o aumento de taxa de juros, a redução dos prazos e da participação do valor financiável somente agravam o quadro para os transportadores. Conforme a entidade, o crescimento do custo financeiro tende a coibir os investimentos, reduzindo a capacidade futura de transporte, além dos incentivos à renovação das frotas, ação importante para a sustentabilidade do setor. 

Estudo divulgado pela confederação, em novembro de 2014, aponta que 61,4% dos transportadores rodoviários pretendiam usar recursos dos programas de financiamento do BNDES para aquisição de novos veículos. Entre ostransportadores aquaviários, o índice estava em 57,1%. Já nosetor ferroviário, o planejamento era utilizar recursos do PSI para novos investimentos por 50% dos empresários ouvidos no levantamento.

Procaminhoneiro
No caso do Procaminhoneiro, que concede crédito a pessoas físicas, empresários individuais e microempresários, a taxa fixa passou de 6% para 9% ao ano. De acordo com a instituição, até 70% do valor dos itens pode ser financiado. O prazo máximo para pagamento é de oito anos, incluída carência de até seis meses.

O programa é destinado à compra de equipamentos novos e usados, com até 15 anos desde a data de fabricação.

PSI
Já nas linhas de financiamento do PSI destinadas ao setor de transporte, as novas taxas de juros variam de 6,5% a 10% ao ano. O prazo máximo para pagamento é de dez anos com carência mínima de três e máxima de 48 meses, podendo variar de acordo com o produto e com o perfil de quem requer o benefício. O crédito pode ser utilizado para pagar até 70% do valor dos bens, segundo as novas regras do BNDES. 
Fonte: redação Portogente

Compartilhe este post