Vale a pena contratar um motorista sem experiência?

Vale a pena contratar um motorista sem experiência?

Encontrar motoristas de carga é uma tarefa cada vez mais difícil. Existem alguns motivos para isso, como os salários reduzidos, a baixa qualidade de vida, a falta de perspectiva na profissão, entre outros. Quando a necessidade é ter alguém com experiência conduzindo o veículo, a dificuldade de encontrar profissionais aumenta ainda mais.

Por ser mais complicado contar com motoristas com experiência, muitas transportadoras diminuem o grau de exigência e acabam contratando pessoas menos qualificadas para conduzirem seus veículos.

Em um primeiro momento, essa pode parecer uma boa solução para suprir a falta de profissionais experientes no mercado. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados.

Problemas em contratar motoristas sem experiência

É normal transportadoras optarem por contratar um motorista mais jovem e, portanto, sem experiência, por apostarem na qualificação do profissional. Ao fazerem isso elas entendem que estão investindo em algo cujo retorno virá somente depois de um bom tempo.

Mas, sabendo que estamos tratando de um setor com alto turnover, quais garantias a transportadora tem de que investirá em um profissional que não irá para a concorrência? Nesse caso, o investimento se transformará em prejuízo, não é mesmo?

Além disso, um motorista sem experiência não extrai ao máximo a performance do veículo e costuma ter um gasto de combustível mais elevado. Outro fator está na própria segurança do profissional, uma vez que a condução de um transporte de carga é uma atividade que possui alguns riscos.

Motoristas experientes sabem como agir em situações difíceis nas estradas e conhecem os pontos nas rodovias que exigem uma atenção especial. Assim, esses profissionais cuidam melhor do veículo e ajudam a retardar os desgastes dos componentes.

Bom, mas se está difícil encontrar profissionais qualificados para conduzir transporte de carga, a pergunta é:

Como encontrar motoristas com experiência?

A plataforma Motorista PX possui um banco de motoristas que passaram por um longo processo de avaliação – com aprovação da gerenciadora de riscos – e estão aptos para assumirem os veículos da transportadora.

Os profissionais possuem os mais variados graus de experiência, ficando à critério da empresa contratante encontrar aqueles que mais se encaixam às suas necessidades. Como os motoristas são MEIs, não existe nenhum vínculo empregatício CLT com a transportadora, o que também ajuda na redução de custos.

Conheça mais sobre a Motorista PX, cadastre sua transportadora e não perca mais tempo buscando por profissionais experientes. Deixa que a gente faz todo o trabalho para você!

Preencha o formulário disponível aqui e agende uma demonstração!

Fonte: Motorista PX

Compartilhe este post