Blog

Sistema S do Transporte faz a diferença para ajudar a achatar a curva da Covid-19, por Ari Rabaiolli*

Image title

Em duas semanas, o SEST SENAT Santa Catarina fez a diferença para ajudar a achatar a curva de contaminação da Covid-19 no Estado. Neste período, foram mais de 4 mil matrículas no curso Covid-19 Protocolo de Segurança para o Transporte de Cargas e Passageiros, entre colaboradores do transporte, familiares e comunidade, cujo propósito é de informar sobre os riscos da doença e da importância da prevenção.

Foram cerca de 1,2 mil empresas contatadas pelas Unidades do SEST SENAT/SC, uma a uma, que viabilizaram o preparo dos colaboradores do setor e seus familiares para a utilização de boas práticas de segurança sanitária e no atendimento ao cliente durante a pandemia.

A iniciativa que estimulou todas as Unidades do SEST SENAT/SC a ligarem para cada empresa de sua base de atendimento fez parte da campanha #fiqueemcasasenaoestivertrabalhando, uma ação da Fetrancesc com o Sistema S do Transporte do Estado.


Image title

Foram pequenos gestos, pequenos movimentos, que fizeram e continuarão fazendo a diferença. Quando lançamos esta campanha, em 14 de agosto, SC estava em estado de alerta, gravíssimo, marcado em vermelho no gráfico que o comparava com os demais Estados do Brasil em relação à pandemia. No dia 11 de agosto, por exemplo, somávamos 134 mil casos de contaminados e, em quatro dias, saltou para 139 mil. Depois disso, a curva começou a ficar controlada. Chegamos a 142 mil em 19/agosto, seguido de 144 mil no dia 23 e 146 no dia 27.

É claro que não podemos menosprezar os números. Eles são altos e preocupantes, ainda. Também precisamos valorizar as ações conjuntas de todo o setor produtivo, dentro de suas entidades e empresas, além do próprio Governo do Estado e da imprensa chamando atenção para os cuidados.

Mas, uma coisa é certa: o Transporte não cruzou os braços. Nós fizemos e continuaremos fazendo a nossa parte para garantir a segurança dos nossos colaboradores e de todos os usuários dos nossos serviços. Porque nós somos o motor da economia. Nós somos o Transporte Rodoviário de Cargas e também de Passageiros.

Mais do que nunca, precisamos continuar fazendo a diferença! Vamos contribuir para o achatamento da curva da Covid-19 em Santa Catarina. #fiqueemcasasenaoestivertrabalhando

*Ari Rabaiolli é presidente do Conselho Regional do SEST SENAT/SC, da Fetrancesc e da Transpocred.