Blog

Conheça os principais investimentos em transporte em SC

Image title

Quando se fala em investimentos em transporte em Santa Catarina, em que você pensa? Enquanto os investimentos da União vêm caindo desde o último ano, diminuindo em 2,8 bilhões de reais, você não precisa seguir o exemplo. Inclusive, você precisa investir ainda mais para melhorar a sua frota e qualidade de transporte para contornar todos os transtornos que a situação precária das estradas pode gerar.

Claro, estar antenado às notícias, legislação e novidades do setor é uma parte essencial do trabalho para evitar problemas. Porém, em paralelo a isso, certifique-se de praticar melhorias em sua frota.

O que você pode fazer? O transporte de passageiros diminuiu após o início da pandemia, mas o transporte de cargas cresceu em 62% em 2020, muito por conta da expansão do e-commerce. Por isso, algumas transportadoras investiram no aumento de frota e contratação de colaboradores, enquanto outras focaram em melhorar seu processo de gerenciamento e manutenção.

Quais são os investimentos que o gestor pode fazer? Alguns dos principais investimentos realizados incluem o rastreamento de cargas, monitoramento de frota, segurança, gestão de frota e sistemas para melhoria de processos gerais.

Investimento em segurança – O roubo de cargas é uma realidade no Brasil. Embora dados mostrem que as ocorrências estão em queda desde 2017, os índices ainda ficam acima de 1,5 bilhão de reais anual. Algumas maneiras de aumentar a segurança no transporte é através do próprio investimento em monitoramento de frota e rastreamento de cargas. Igualmente, pela telemetria.

Investir em monitoramento de frota – Ao contrário do rastreamento de cargas, que apenas segue em tempo real a movimentação das mercadorias, o monitoramento da frota permite descobrir muitas outras informações. Por exemplo, viabiliza a identificação do desempenho do veículo e do motorista, bem como a velocidade média utilizada, total de combustível gasto, entre outros índices. O monitoramento pode ser por rastreador veicular, GPS ou roteirização de trajeto.

Investir em sistemas de gestão – Tornar uma frota mais eficiente parte de usufruir da tecnologia disponível para isso. Há software para tudo que você precisar, seja uma gestão completa, desde planejamentos, orçamentos e controle de funcionários até alternativas voltadas a processos específicos. Por exemplo, o checklist eletrônico tem se tornado bastante popular.

Por que é importante cuidar da sua frota? Os investimentos diminuíram por parte do Governo, mas as obras continuam acontecendo. Apenas em 2021, na região da Grande Florianópolis, já se observam diversas mudanças: novas entradas e saídas, adição de pistas na BR, entre outros. Para evitar que os veículos sofram muitos impactos e percam desempenho ao passar por regiões em obras, você precisa considerar dois pontos de otimização primários: o planejamento de rotas e a manutenção preventiva. Com os transtornos (inevitáveis), o ideal é que o gestor busque não os menores caminhos, mas os melhores custo-benefício.

O que isso quer dizer? – Significa pensar em questões de segurança, tipo de carga sendo transportada, entre outros detalhes. Sobretudo, às vezes, gastar um pouquinho mais de combustível pode compensar para conservar os pneus e demais componentes do veículo. Nesse assunto, a prevenção de caminhões precisa ser realizada obrigatoriamente.

Para tornar esse processo mais confiável, assim como mais simples e rápido, o ideal é fazer uso do checklist eletrônico, por meio do qual se tem todos os itens que precisam ser conferidos em cada modelo de veículo e eles são separados por placas no sistema. Cada problema encontrado será transformado automaticamente em uma ordem de serviço, com a possibilidade de inserir fotos, que será atualizada em tempo real para todos os colaboradores. Assim, os responsáveis por corrigir cada problema terão uma visualização prática e clara do que precisa ser realizado. Inclusive, com ordem de prioridade definida.

Quer conhecer mais sobre essa ferramenta facilitadora? Confira como funciona e todos os benefícios do checklist eletrônico!

Fonte: Prolog