A função de uma Gerenciadora de Riscos

A função de uma Gerenciadora de Riscos

A Gerenciadora de Riscos vai atuar no acompanhamento de todas as etapas da operação para que a carga esteja no local desejado e no prazo previsto. Isso também inclui, intervir e dar o suporte necessário diante de algum incidente que possa impedir ou atrasar a entrega, evitando, assim, danos e prejuízos financeiros a toda a cadeia (embarcador, transportador, motorista, terceiros, etc.)

No contexto do transporte rodoviário, existem diversas ameaças que podem afetar a segurança da operação e a conclusão do serviço.

O Brasil está entre os países com maior número de ocorrências de furto e roubo de cargas. De acordo com o relatório mais recente da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), foram mais de 14 mil casos durante o ano de 2020 – chegando a um prejuízo de R$1,2 bilhão.

Outro ponto de atenção é o risco de acidentes. No mesmo ano, foram 13 mil registros envolvendo caminhões, representando 17,6% do total de ocorrências nas rodovias federais.

Podemos citar ainda a rotina desgastante, longas jornadas de trabalho, maus hábitos, falta de infraestrutura nas estradas, falta de atenção, falhas mecânicas, entre outros fatores que afetam significativamente a segurança e desempenho dos motoristas.

Cargas perigosas, de alto valor e as consideradas mais visadas por criminosos podem tornar a operação ainda mais complexa.

Diante disso, a Gerenciadora de Riscos tem a função de avaliar todas essas questões e desenvolver um plano de gestão de riscos. Ela vai trabalhar com metodologias e indicadores que visam entender sua operação e possíveis ameaças que podem prejudicar seu negócio.

Leia mais: Como fazer um plano de gestão de riscos eficiente

O que uma Gerenciadora de Riscos pode fazer pelo seu negócio

Cada empresa tem características e riscos diferentes. Sendo assim, a forma como a Gerenciadora vai atuar também deve ser específica para o seu negócio. Na prática, existem diversos recursos que auxiliam esse trabalho. Entre os principais, temos:  

  • Estudo de análise de riscos: Tem o objetivo de avaliar as exposições aos riscos para cruzamento com as coberturas contratadas. Contar com uma Gerenciadora com experiência em transporte de cargas e disposta a entender as especificidades da sua atividade é fundamental para proteger sua operação de forma adequada.
  • Inspeções de risco: Isso envolve vistorias in loco, análise de laudos e relatórios de inspeção para ramos elementares, riscos diversos, responsabilidade civil, entre outras questões que podem trazer impactos expressivos no caso de sinistros.
  • Análise de rota: A Gerenciadora também conta com informações sobre a segurança e infraestrutura das vias, incidência de roubos e furtos, o modus operandi dos criminosos, horários e datas mais indicados e demais dados que ajudam a mapear as melhores rotas para o transporte de cargas. Isso auxilia todo o planejamento, custo e quais medidas preventivas necessárias para cada operação.
  • Processo de validação e qualificação de motoristas: A contratação de motoristas exige cuidado, é necessário consultar diversas fontes para uma verificação do histórico e conduta desse profissional. Além disso, treinamentos e capacitações são importantes para que toda equipe envolvida na operação possa atuar com segurança.
  • Manutenção da frota: Sistematizar a manutenção da frota para evitar eventos com falhas mecânicas que podem interromper ou atrasar uma operação, além de colocar a vida do motorista em risco. A medida preventiva ainda traz grandes benefícios relacionados ao custo da manutenção, por se tornar planejado e reduzido.
  • Normas e leis: Multas por excesso de carga, falta de documentação, condições inadequadas do veículo, falta dos seguros obrigatórios são alguns exemplos de situações que trazem prejuízos e atrasos para uma operação. Neste ponto, é importante contar com especialistas que conhecem a legislação e são capazes de indicar o que é necessário para evitar esse tipo de ocorrência.
  • Tecnologias e inovações: Existem recursos modernos que auxiliam o gerenciamento de riscos. De sistemas de rastreamento a automatização de processos, são ferramentas que dão mais agilidade e confiança para cuidar das operações. As melhores Gerenciadoras de Riscos acompanham essa evolução e contam com essa estrutura para atender o cliente. 
  • Suporte e Gestão de Crises: Ter uma resposta rápida após um sinistro é importante para minimizar danos e controlar a situação. Por isso, contar com um suporte e um plano de Gestão de Crises torna esse momento mais seguro e tranquilo.
  • Análise de sinistros: Reconhecer padrões por trás da ocorrência de sinistros aumenta as chances de recuperação da carga ou caminhão. Essa análise também contribui para uma gestão de riscos inteligente, com indicadores consistentes para tomadas de decisões e melhorias de processos.


A Zattar Seguros é especialista em prevenção de perdas para o segmento de Transporte e Logística

Contamos com uma Central de Prevenção de Perdas para transportadoras, embarcadores e motoristas, com mais de 15 anos de experiência e atuamos com as melhores seguradoras do país.

Converse com nossos consultores via Whatsapp ou por nossos canais de contato e entenda como podemos proteger o seu negócio.

Fonte: Zattar 

Compartilhe este post