Blog

A educação move SC; a educação move o Brasil, por Ari Rabaiolli*

Image title

Educação, educação e educação. Tá aí uma palavra que faz parte do meu cotidiano e está na maioria das minhas falas, já que valorizo e incentivo demais os estudos.

Aquela premissa de que conhecimento é o único patrimônio jamais roubado do cidadão faz todo sentido. Se o indivíduo tiver o privilégio de chegar aos 90 ou 100 anos, principalmente com a sorte de compartilhar suas experiências de vida, o nível intelectual certamente vai ser disseminado também.

É incrível como este diferencial se torna perceptível já nos primeiros minutos de conversa com a pessoa, independentemente se jovem por mais ou menos tempo – juventude independe de idade.

Pensando nisso, o Sistema Fetrancesc não poderia ficar omisso aos índices de trabalhadores do transporte que não tiveram a oportunidade de concluir o Ensino Médio, alguns sequer o Fundamental.

Aliamos estes indicadores com a vontade de os transportadores elevarem a escolaridade dos nossos colaboradores – nosso maior patrimônio. Também somamos ao anseio da Secretaria de Estado da Educação para propagar a formação básica.

Esta união de esforços está movimentando algo importante em Santa Catarina: estamos, Sistema Fetrancesc e Estado, avaliando alternativas para oferecer a este público a chance de concluir a educação básica.

A intenção é que funcione como um complemento à educação de base. Neste sentido, o trabalhador cursaria a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no formato virtual, de dentro da própria transportadora, tendo a empresa como alicerce para garantir a fluidez na realização das aulas, com suporte tecnológico e lanches aos estudantes. Mais do que isso: o projeto se estenderia aos familiares dos colaboradores, a exemplo de cônjuges e filhos, como beneficiários.

Tudo o que a gente quer é facilitar este acesso para, efetivamente, nossos colaboradores sejam uma daquelas pessoas cujo intelecto seja perceptível em poucos minutos de conversa. É emocionante pensar que podemos ajuda-los nesta caminhada. Porque a educação também move Santa Catarina. A educação também move o Brasil.

*Ari Rabaiolli é diretor-presidente da Aceville Transportes, além de presidente da Fetrancesc, Transpocred e Conselho Regional do SEST SENAT Santa Catarina.