Blog

5 maneiras de reduzir custos na sua transportadora sem prejudicar as operações

Image title

Você precisa de ajuda para entender a melhor maneira de fazer um planejamento de redução de custos logísticos? Então, vamos lá.

O corte de gastos está cada vez mais se consolidando como uma medida estratégica para as frotas. E tem um motivo para isso:

Ao reduzir custos com precisão e baseando-se em dados reais, a sua frota aumentará a produtividade de cada operação de transporte. O que todo gestor busca é aumentar os resultados sem aumentar os custos.

Para alcançar esse objetivo, você precisa também de algumas mudanças nos processos da frota. Confira:

Por que é importante fazer uma redução de custos logísticos?

Tudo que gera economia é de interesse nas operações de transporte. Afinal, apenas os gastos com pneus e combustíveis já são altíssimos.

Inclusive, uma empresa com frota própria tem o mesmo trabalho que uma transportadora, mas nem sempre tem os mesmos recursos e planejamento. Por isso, é ainda mais relevante que seja praticada a redução de custos logísticos.

De modo geral, esses “cortes” estratégicos servem para tornar cada etapa do transporte mais eficiente. Mas deve-se ter cuidado para não economizar em questões essenciais e prejudicar os seus serviços.

Um exemplo disso é a ideia de economia pela negligência da manutenção preventiva. O que, na verdade, gera maiores danos e falhas nos veículos e seus componentes.

Ou seja: traz a necessidade de correções não planejadas e gastos que, com o cronograma de verificação em dia, não seriam necessários.

Como reduzir os custos sem atrapalhar os resultados das operações?

Alguns passos para você trazer a redução de custos logísticos à sua empresa e realmente ter um impacto positivo incluem:

Saber quais são os custos

Certamente, entender de onde vem e para onde vai todo o orçamento do transporte de cargas é um ponto vital. Quando conseguir uma visão ampla de todos os processos e gastos para manter uma operação de transporte, conseguirá enxergar mais oportunidades para a frota.

O que está incluso na operação? Armazenagem, transporte e movimentações são alguns dos principais. Porém, dentro de cada um desses setores, há diversos outros custos.

Portanto, é essencial conhecer todos os processos para delinear os valores envolvidos.

Ter uma rotina de acompanhamento de gastos

Além de conhecer, é preciso acompanhar e verificar se há pequenas ou grandes variações de valores em cada etapa do transporte. Com esse tipo de dado em mãos, é possível tomar decisões melhores em relação à redução de custos logísticos.

Otimizar as rotas de entrega

Sem dúvida alguma, as rotas são uma parte bem importante para economizar combustível. Não é apenas uma questão de conferir o menor caminho até o destino, mas de entender quais as condições da estrada, qual o tráfego da região, entre outros detalhes que podem afetar o veículo e o consumo de combustível.

Qualificar todos os colaboradores

Quanto mais qualificados forem os motoristas e demais colaboradores da operação de transporte, melhor.

Deve-se fornecer treinamentos com frequência, principalmente sobre os cuidados apropriados com veículos e pneus, como dirigir de maneira econômica e segura, quais as leis de trânsito, etc.

Investir em tecnologias

Hoje em dia, não tem como fugir, você precisa do auxílio de algumas tecnologias para ganhar tempo e dinheiro. Algumas soluções facilitadoras incluem o ERP, que é um sistema de gestão de empresas, mas não necessariamente voltado para a logística.

Outro sistema é o WMS, voltado para a gestão de armazenagem. Controlando o recebimento, armazenagem, separação de pedidos, e assim por diante.

Quer ainda mais exemplos? Podemos citar os softwares para gestão de pneus, onde pode-se realizar a inspeção dos pneus digitalmente e coletar dados importantíssimos para entender porque ocorre perda de pneus, como controlar o nível de desgaste, entre outras informações.

Também tem o checklist eletrônico, uma ferramenta primordial para padronizar e aumentar a produtividade das manutenções preventivas.

Soluções inteligentes e práticas para o seu transporte

Você pode ter certeza de que há muitas empresas por aí desenvolvendo ferramentas para facilitar o trabalho da gestão de frotas, tanto para o gestor quanto para os demais colaboradores. O Prolog é uma delas!

Com a gestão de pneus do Prolog você recebe tanto o sistema quanto o kit aferidor, totalmente produzido pela equipe da empresa.

Confira todos os benefícios e muito mais aqui.

Fonte: Prolog