Blog

Seguro patrimonial: 3 coberturas adicionais para essa apólice

Image title

Uma das maiores preocupações para as empresas são os danos que elas podem sofrer com eventuais perdas. Hoje contamos com muitas possibilidades de contratação e conceitos de prevenção de perdas específicas para o risco de cada negócio ou segmento, o que torna a segurança um investimento estratégico.

Por isso, o seguro patrimonial, também conhecido como seguro empresarial, ou, ainda, compreensivo empresarial, é tão importante. Ele tem como objetivo proteger e ressarcir empresas quando ocorrem incidentes que podem causar prejuízos financeiros aos negócios e interrupções nas operações.

Por padrão, existem algumas coberturas conhecidas como “básicas” para o seguro patrimonial. Podemos citar o seguro contra incêndio, que em muitos casos é obrigatório. Existe também a proteção contra roubo e furto e cobertura para desastres naturais que também fazem parte do plano protecional das empresas.

No entanto, nem sempre essas coberturas podem ser o suficiente. Ao analisar as necessidades e riscos reais de uma empresa, observando sua operação de forma individual, é possível prever situações e prejuízos que vão muito além das coberturas que temos como tradicionais.

Por isso, o seguro patrimonial para empresas permite conjugar vários ramos ou modalidades numa mesma apólice, com maior facilidade e taxas reduzidas, podendo personalizar com as coberturas adicionais.

Em vista disso, conheça abaixo 3 coberturas adicionais muito importantes na apólice de Seguro Patrimonial:

  • Lucros Cessantes;
  • Despesas Fixas;
  • Cobertura de Vendaval.


1 – Lucros Cessantes (LC)


É uma cobertura importante que garante o pagamento de todas as despesas existentes na empresa caso ocorra um evento que venha a paralisar as atividades da empresa. Essa cobertura pode ser contratada de acordo com o evento.

Deve-se definir o PI (Período Indenitário) que é o tempo total em que sua empresa será ressarcida no caso de um evento. Por exemplo: em caso de incêndio, a cobertura de LC poderá ser contratada pelo PI de 03, 06 ou 12 meses. Contratando esta cobertura, todas as despesas, tais como: folha de pagamento, benefícios, energia elétrica, etc, serão pagas pela seguradora conforme dados da apólice.

O Valor em Risco (VR) é a soma dos valores da estrutura física da empresa, do MMV (Máquinas, Móveis e Utilitários), do estoque e dos lucros cessantes (despesas + lucros da empresa).

2 – Despesas Fixas


Existem algumas companhias que separam em seus produtos a cobertura de “Despesas Fixas” da cobertura de “Lucros Cessantes”.

A cobertura de Despesas Fixas é aquela que cobrirá as despesas que o segurado possua no dia a dia da empresa, como por exemplo:

  • Folha de pagamento
  • Conta elétrica
  • Conta de água
  • Benefícios
  • Produtos de limpeza
  • Entre outros


Como na cobertura de LC, deve-se definir o PI (Período Indenitário), ou seja, a cobertura de Despesas Fixas poderá também ser contratada pelo PI de 03, 06 ou 12 meses.

3 – Cobertura de Vendaval


A região sul do Brasil tem históricos frequentes de tempestades com ventos acima de 90 km/h. Apesar de se tratar de um fenômeno natural, nem sempre esse tipo de risco é coberto na apólice de desastres naturais. Por isso, pode ser necessário buscar um amparo mais específico com a Cobertura de Vendaval. Este seguro abrange vendavais, tornados, chuvas de granizo e ciclones.

Estarão amparados nessa cobertura as estruturas físicas da empresa, todos os móveis e equipamentos, estoques e mercadorias de terceiros, e algumas seguradoras oferecem ainda, nessa mesma cobertura, amparo para impacto de veículos terrestres.

Saiba mais: Conheça as soluções empresariais da Zattar Seguros


A Zattar Seguros é especialista em seguros empresariais, dentro de diversas modalidades, como Seguro Patrimonial, Responsabilidade Civil, Engenharia, Riscos Cibernéticos, entre outros. Clique aqui para saber mais!

Fonte: Zattar