Blog

Saiba tudo sobre o movimento “Maio Amarelo 2022”

Image title

Dirigir com segurança no trânsito é responsabilidade de todos. Ainda mais se forem de veículos corporativos, pois além de passarem bastante tempo nas ruas, seu comportamento influencia diretamente a lucratividade e a imagem que a empresa tem junto à sociedade.

De acordo com o portal G1, estatísticas gerais apontam que mais de 90% dos acidentes de trânsito decorrem de falha humana e os principais fatores relacionados aos acidentes são: excesso de velocidade, ultrapassagem indevida, embriaguez ao volante e uso do celular.

Em vista disso, em 2014 foi criado o movimento “Maio Amarelo” que promove uma ação coordenada entre o Poder Público, iniciativa privada e sociedade civil para discutir o tema segurança viária. Confira abaixo mais informações sobre essa campanha:

  • Por que esse movimento surgiu?
  • O que é Maio Amarelo?
  • Objetivo da campanha
  • Por que ela é feita em maio e por que foi escolhida a cor amarela?
  • Tema escolhido para Maio Amarelo 2022
  • Melhor forma para evitar acidentes de trânsito


Por que o movimento Maio Amarelo surgiu?

O Maio Amarelo foi implantado a partir de uma resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU), baseada em estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), que definiu o período entre 2011 e 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”, com a intenção de poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até o ano de 2020.

De acordo com a ONU, são três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas; além de ser a 9ª maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são os primeiros responsáveis por mortes na faixa etária de 15 a 29 anos de idade.

O que é o Maio Amarelo?

É um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito.

Objetivo da campanha

A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Por que ela é feita em maio e por que foi escolhida a cor amarela?

Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.

E foi escolhida essa cor, pois o amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

Tema escolhido para Maio Amarelo 2022 – Juntos salvamos vidas!

A campanha MA 2022 destaca o poder de cada cidadão no cuidado com as vidas no trânsito.

De fato, profissionais da área da saúde, tais como bombeiros, socorristas e médicos, trazem a essência e a técnica para a capacidade de salvar vidas, mas podemos e devemos considerar que não colocar alguém em risco também é uma forma de salvar, chegando à conclusão clara de que: “Qualquer um pode salvar uma vida”.

Dessa forma, se você desrespeitar as regras e leis de trânsito, além de colocar sua vida em risco, você acaba colocando a vida de quem divide a rua e a estrada com você.  Por isso é importante pensar e ter consciência de responsabilidade e cuidado quando estiver dirigindo.

O Movimento Maio Amarelo vai explorar bastante essa reflexão. Será que, entendendo que o trânsito tem riscos e pode nos machucar seriamente, não conseguimos também passar a cumprir as regras e salvar vidas??

Esse será o grande desafio do Movimento para esse 9º ano de conscientização por um trânsito mais seguro: mostrar à sociedade que todos nós, independente do nosso ofício, podemos salvar vidas, conhecendo e cumprindo as regras.

Por isso, o Movimento Maio Amarelo de 2022 faz um convite: junte-se aos profissionais tão importantes em toda sociedade, que dedicam sua vida para cuidar de outras e vamos juntos salvar vidas!

Melhor forma para evitar acidentes de trânsito

A prevenção é a melhor forma para evitar acidentes de trânsito, veja abaixo algumas dicas para melhorar essa segurança:

  • Usar o cinto de segurança
  • Respeitar os pedestres
  • Se beber, não dirija
  • Respeitar os limites de velocidade
  • Motociclistas: devem usar sempre equipamentos de proteção (capacete, luvas, bota, jaqueta)
  • Respeitar as vagas respeitadas para idosos e deficientes
  • Não usar o celular enquanto dirige
  • Pare e descanse antes de pegar a estrada, dirigir cansado e com sono é perigoso


Com informações: maioamarelo.com

Saiba mais: A Zattar Seguros é especialista em diversos ramos de seguros


Conte com consultores experientes para encontrar as melhores soluções em seguros para você e/ou sua empresa.

A Zattar Seguros é especialista em seguros corporativos, riscos empresariais, transporte e logística.

Entre em contato – clique aqui.

Fonte: Zattar