Blog

Saiba qual a importância do seguro de RC Geral para as transportadoras

Image title



Toda empresa, independente do setor, tem a Responsabilidade Civil sobre qualquer dano material e/ou corporal que seus colaboradores venham causar à terceiros nas suas atividades, seja em território nacional e/ou internacional.

Responsabilidade Civil é um conceito fundamental, tanto para um seguro quanto para a sociedade. Bastante ampla e abrangente de diferentes quesitos, é essencial ter conhecimento sobre os principais pontos que envolvem o seu funcionamento. Em vista disso, é de imensa importância que empresas, principalmente transportadoras, tenham em sua operação o seguro de Responsabilidade Civil Geral (RC Geral).

O que é o seguro de RC Geral?

O Seguro de Responsabilidade Civil Geral, também denominado RC Geral, é um tipo de seguro facultativo, ou seja, não obrigatório, e personalizado de acordo com a exposição ao risco do cliente.

Dependendo da cobertura contratada, a apólice pode cobrir diversos tipos de riscos, tais como acidentes de trabalho, danos a veículos de terceiros, problemas causados por poluição e até lucros cessantes.

Além do mais, hodiernamente, existem seguros específicos de Responsabilidade Civil para organizações, administradores, prestadores de serviço, profissionais liberais, diretores, obras, indústrias, empresas de vigilância, entre outros ramos.

Como funciona o processo de contratação desta apólice?

O corretor de seguros é quem faz a análise de risco do cliente. Qualquer contratação de RC geral demanda um rigoroso processo de diagnóstico a ser realizado pelo corretor de seguros que irá avaliar a operação da empresa com o objetivo de definir o melhor desenho da apólice e respectivas IS (Importâncias Seguradas).

Quais são as principais coberturas desta apólice?

Essas são algumas das principais coberturas que podemos encontrar na apólice de um Seguro de Responsabilidade Civil Geral:

- RC empregador

- Estabelecimento comercial e industrial

- Danos morais

- Carga, descarga, movimentação, içamento, descida

- Trabalhos terceirizados e quarteirizados

- Trabalhos terceirizados e quarteirizados empregador

- Subsidiária do segurado sob transportados por terceiros

- Subsidiária do segurado sob mercadorias de sua propriedade transportados por terceiros

- RC excedentes de veículos – RCFV

- Custos de defesa

- Lucros cessantes de terceiros

Por que o RC Geral é importante para as transportadoras?

O segmento de TRC (transporte rodoviário de cargas) é um dos segmentos com maiores exposições ao risco e que mais demanda o amparo de uma apólice de RCG, cujo principal objetivo é a proteção de seu próprio patrimônio. Dessa forma, ou o transportador contrata uma boa apólice de RCG ou ele responderá por todos os danos materiais e corporais que venham a ser causados na execução de suas operações.

Exemplos de acionamentos desta apólice para as transportadoras.

Confira abaixo dois exemplos de acionamento do seguro de Responsabilidade Civil Geral para transportadora:

EXEMPLO 1: “O transportador contratou uma empresa para construção de um galpão e durante as obras um colaborador da empresa contratada vem a sofrer um dano corporal grave ou até um acidente fatal. Este exemplo estará amparado na cobertura de RC Empregador ”.

EXEMPLO 2: Uma bobina de aço sendo transportada por um dos veículos do transportador, seja ele frota própria, agregado ou terceiro, vem a cair na rodovia, causando um acidente com danos materiais e corporais a terceiros. Neste caso, a cobertura subsidiária do segurado sob mercadorias de terceiros transportada irá amparar esse evento”.

Fonte: Zattar