Blog

Principais práticas que melhoram a gestão de operações de transporte

Image title

Fazer a gestão de operações em uma transportadora é um papel complexo. Por isso, trouxemos algumas instruções para facilitar o seu papel.

A sua gestão de operações de transporte precisa de uma reconstrução? Você está buscando uma nova maneira de fazer as coisas a fim de ter resultados melhores?

Ainda que você já tenha processos internos organizados, uma revisão e acompanhamento ocasionais são necessários. Isso porque novas tecnologias são lançadas a cada ano e podem ser implementadas para otimizar sua operação.

Com essa linha de pensamento, vamos entender então quais os principais pontos de atenção às boas práticas que visam a melhoria da sua gestão de operações.

Monitoramento de transporte


Monitorar os veículos para entender onde estão, qual o tempo que levam para realizar uma viagem, qual a velocidade média que o motorista usa, se está seguindo a rota previamente planejada...Realmente, são vários detalhes que você pode rastrear quando utiliza um sistema de monitoramento de transporte.

A princípio e a longo prazo, fazer isto reduzirá o alto custo com combustível e pneus da sua frota. Da mesma maneira, melhora o relacionamento e confiança para com os motoristas — também gerando ideias de treinamentos que eles podem estar precisando.

Gestão de estoque


Essa gestão engloba todas as tarefas relacionadas com a movimentação e armazenamento de produtos e matéria-prima. Ou seja, você precisa controlar a entrega, armazenagem, movimentação e chegada ao destino final de cada item.

É um grande desafio na maioria das operações, mas hoje em dia diversos sistemas de gestão de armazém e rastreamento de cargas facilitam a tarefa. Afinal, ela é essencial para melhorar os índices de produtividade da cadeia de suprimentos, assim como para reduzir desperdícios e custos operacionais.

Automatização de processos


A sua empresa jamais será considerada moderna caso não pratique a automatização de processos. Depender de documentos de papel e funções manuais é perda de tempo e dinheiro.

Use a automatização para aumentar a praticidade e eficiência dos processos logísticos da sua empresa. Além disso, eles também servem como uma excelente fonte de coleta e análise de dados.

Uso de indicadores de desempenho (KPIs)


Por falar em dados, analisar o que foi cumprido e o que deixou a desejar durante determinados períodos na sua gestão de operações será vital para ações mais proveitosas.

Os indicadores que você precisa dependem do que você quer medir. A produtividade, por exemplo, precisa de KPIs que mostram o número de entregas por viagem, o tempo de entrega por motorista, o tempo de ociosidade dos veículos, número de inspeções realizadas por motorista, e assim por diante.

Treinamentos e capacitações


Acompanhar e identificar os setores com melhores e piores resultados é uma forma de tanto bonificar quem está atendendo bem as demandas, quanto de trazer treinamentos e capacitações condizentes com a realidade da transportadora.

São oportunidades de aumentar o nível de qualidade da equipe. Ao mesmo tempo, de dar oportunidades de crescimento para quem está a mais tempo na empresa. Inclusive, os treinamentos se dão para que os colaboradores aprendam a lidar com as tecnologias adquiridas e aplicá-las no dia a dia da frota.

Tecnologias logísticas


São tantas as tecnologias logísticas disponíveis para a gestão de operações hoje que você precisa primeiro identificar as suas maiores necessidades e depois buscar pela solução apropriada. Afinal, um passo de cada vez rende resultados mais frutíferos do que se jogar de cabeça em um modelo de gestão completamente novo do dia para a noite.

Dito isto, o que você precisa? Se existe uma demanda por controle de jornada de motoristas, busque sistemas de  monitoramento e rastreamento de veículos com tela ou computadores de bordo.

Se precisa de uma maneira mais simples e rápida para a inspeção veicular, use o checklist eletrônico que te economiza tanto no papel quanto no tempo da tarefa.

Talvez o mais importante a ser considerado é que você una todas as informações em um sistema ou torre de controle logístico através de APIs.

Confira o canal do Prolog no YouTube
. Está cheio de conteúdos bacanas e educativos para a sua gestão de operações e frotas.

Fonte: Prolog