Como iniciar o controle de pneus de frota

Como iniciar o controle de pneus de frota

Buscar um controle de pneus de frota é sinônimo de reduzir custos e aumentar a eficiência das operações.

Ainda mais, é uma forma de garantir a qualidade do serviço da empresa de transportes e aumentar a aderência às soluções logísticas do seu negócio.

Claro que isso só se torna verdade através da implementação de diversos processos na rotina da frota. Fazendo, por exemplo, o controle de pressão e a análise de desgaste. O mais importante para alcançar os resultados desejados é acompanhar regularmente o desempenho dos pneus.

Existem alguns itens que são essenciais, mas é tarefa do gestor decidir a estratégia, o que analisar e qual a frequência para realização de cada tarefa.

Para dar os primeiros passos:

Como iniciar o controle de pneus de frota?

Você precisa que todos os pneus tenham uma identificação. Além disso, todas as informações sobre eles devem estar claras e de fácil visualização.

Por isso, a primeira coisa que precisa fazer para iniciar o seu controle de pneus de frota é a marcação a fogo dos pneus e, em seguida, o cadastro deles no seu meio de controle (planilha ou sistema) — cadastro que precisa constar marca, modelo e demais características, como carga e velocidade máxima.

E depois?

Também é preciso identificar todos os serviços realizados com os pneus da sua frota. Os mais comuns incluem: rodízio, movimentação para estoque, instalação no veículo, descarte, recapagem.

Esse será o status de controle para localização das suas peças. Assim, você sempre sabe onde está cada pneu e não precisa ficar perguntando entre motoristas para rastrear o item.

Você precisa ter a visualização de datas e quilometragem de cada pneu, a fim de identificar nos registros de movimentação e envios para recapagem. Será indispensável para analisar o ciclo de vida dos pneus e encontrar pontos de melhoria na sua gestão.

Igualmente, é preciso ter um registro dos valores gastos com as recapagens (ou outros serviços).

Por último, uma tela para controlar as inspeções periódicas é primordial.

Para isso, deve-se registrar a data, quilometragem, pressão e profundidade coletadas no momento da revisão. Um campo de observações se faz necessário para anotar possíveis cortes, desgastes excessivos ou outros tipos de problemas encontrados.

Qual o melhor método de controle de pneus de frota?

Planilha para controle

A planilha é uma excelente alternativa para quem ainda não consegue investir em um sistema digitalizado. Afinal, ter alguma forma de controle é melhor que não ter controle nenhum.

E, a planilha sendo bem construída e trazendo praticidade, significa que a sua gestão de pneus será eficiente.

Para isso acontecer, você deve organizar uma parte para configurar a planilha, inserindo todos os veículos, pneus e operadores da frota. Inclusive, a automação da planilha para utilizar essas informações nas próximas abas é importante.

E quais são essas próximas abas?

Tudo o que mencionamos ao falar sobre o início do seu controle de pneus de frota. Ou seja, a planilha deve conter:

    • Cadastro de veículos;

    • Cadastro de pneus;

    • Controle de movimentação de pneus;

    • Registro das inspeções de pneus;

    • Relatório de serviços (valores).

Caso você não saiba como construir uma planilha e criar automações, baixe essa planilha de controle de pneus gratuita.

Software de gestão de pneus

O sistema de gestão é muito mais prático em relação ao uso da planilha. Com ele, o registro de informações é rápido e as atualizações do sistema acontecem em tempo real.

Além disso, todas as informações inseridas sobre os seus pneus da frota são processadas e organizadas automaticamente. Gerando até relatórios que você acessa conforme necessário e utilizando filtros por operação, período, entre outros.

O grande benefício de utilizar um software para gestão de pneus é que o gestor não precisa mais se preocupar em criar um cronograma de inspeções, criar planilhas, gerar formulários para as inspeções, preencher as planilhas de controle posteriormente, e assim por diante.

Na verdade, a sua responsabilidade se volta totalmente para a análise e tomada de decisões buscando a otimização dos processos e redução de custos.

Outra coisa importante:

Tarefas como montar um cronograma de inspeções, calcular a previsão de troca e/ou de reformas é tudo realizado pela própria inteligência do sistema. O gestor de frota ou mesmo o gestor de pneus, se tiver um na sua operação, não precisam cuidar desses detalhes.

O papel principal deles será analisar e entender os dados para chegar em decisões mais inteligentes e desenvolver uma estratégia efetiva.

Como escolher um método de controle de pneus?

O principal fator a considerar é a realidade da sua frota hoje. Quantos veículos tem na sua operação de transporte?

Isso é uma informação básica para entender o trabalho que você teria para usar uma planilha visto que há muito mais funções de preenchimento manual na utilização desta.

Já imaginou fazer o controle dos pneus de 200 veículos em planilhas? Lembre que você tem, no mínimo, uma quantidade de pneus que é o quádruplo do número de veículos.

Imaginou? Bastante coisa, né?

Existe um limite de tempo (e paciência) que você tem disponível para ficar preenchendo todos os dados, sendo que eles depois ainda precisam analisar e construir os relatórios por conta própria.

Com o crescimento da sua frota, a hora de investir em um software de gestão de pneus vai chegar. É inevitável!

Portanto, desde agora você já pode começar a investigar as melhores soluções do mercado. Ou seja, já aproveita para conferir a solução Prolog — utilizada em mais de 500 operações no Brasil e no mundo.

Fonte: Prolog

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