Blog

Benefícios de ter um motorista feliz e satisfeito no trabalho

Image title

Hoje se fala muito sobre a qualidade de vida e o quanto o trabalho impacta para melhorá-la ou piorá-la. Quando trazemos a discussão para o universo dos motoristas de carga, temos muito o que considerar.

Para começar, é certo que a profissão é uma das mais exigentes e estressantes. Isso porque estamos falando de profissionais que lidam constantemente com o alto número de acidentes nas estradas, com a saudade da família, privação do sono, problemas nas estradas, ausência de rotina, entre outros tantos problemas.

A questão toda é que um motorista satisfeito com o que faz traz diversas vantagens. A seguir, elencamos as principais para você e mostramos o que sua transportadora pode fazer para ter profissionais felizes.

Vantagens de contar com motoristas satisfeitos


Separamos três benefícios que mostram a importância de contar com motoristas satisfeitos na sua transportadora:

As pesquisas não nos deixam mentir: funcionários felizes são, em média, 31% mais produtivos, segundo um estudo da Universidade da Califórnia. Também de acordo com o mesmo estudo, eles sentem-se muito mais motivados em atender melhor o cliente.

Assim como qualquer profissional, motoristas satisfeitos sentem-se motivados a fazerem o seu melhor, a cuidarem dos veículos e, principalmente, a dirigirem com atenção.

Ao dirigirem com atenção, os profissionais satisfeitos tendem a diminuir as chances de acidentes. Portanto, a satisfação está totalmente ligada também com a segurança do motorista.

Como garantir a satisfação do seu motorista?


Algumas dicas para conseguir motoristas satisfeitos são:

Certifique-se de que seus veículos estejam bem conservados.


Um veículo problemático com falta de manutenção torna a vida dos motoristas mais difícil. O motivo é que sem uma manutenção regular dos veículos o risco de atrasos e acidentes aumenta ainda mais.

Preocupe-se com a saúde física e mental do profissional


Um dos mais graves problemas enfrentados pelos motoristas é a privação de sono. Além de isso trazer insatisfação e consequentemente afetar a produtividade, existe o risco de acidentes.

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), “o sono e a fadiga são responsáveis por 60% dos acidentes no Brasil”, segundo notícia no site da Arteris (empresa especializada em gestão de rodovias). Ainda como mostra o mesmo texto, “a insônia aumenta em 250% o risco de acidentes de trânsito nas estradas”.

Para sua transportadora, isso mostra a importância de garantir que seu motorista tenha suas horas de sono. É importante que ele cumpra as horas de trabalho e seu descanso, isso resulta em maior segurança para sua carga e para as estradas do Brasil (ou seja, não deixá-lo trabalhar a mais para compensar atrasos).

Conte com uma rede de profissionais satisfeitos com a profissão


Parece óbvio, não é mesmo? No entanto, se você for procurar no mercado, verá que é difícil encontrar motoristas satisfeitos (para se ter uma ideia, conforme pesquisa apresentada em seminário promovido pela Volvo, 55% dos caminhoneiros deixariam a profissão se pudessem).

É aí que entra a Motorista PX, uma plataforma para contratação sob demanda de motoristas qualificados. Os profissionais disponíveis na nossa plataforma são MEIs, ou seja, donos de seus negócios. Por conta disso, eles:

  • Criam a própria agenda de viagens e têm mais tempo de lazer e com a sua família;
  • Fazem sua própria rotina, decidindo quando querem viajar e o tipo de veículo;
  • Rodam até 12 horas por dia;
  • Vivem experiências diferentes, pois podem trabalhar em transportadoras diversas;
  • Por serem MEI, contam com benefícios do INSS, menores impostos e condições especiais em instituições financeiras.


Entre no nosso site
e veja como contratar motoristas qualificados (e motivados) para serviços pontuais, sem burocracia, sem vínculo empregatício e com redução de custos.

Fonte: Motorista PX